Atividade Física – Sexta-feira também é dia de academia!

sexta-feira também é dia de academia
À esquerda, meu primeiro dia na academia que frequento atualmente. É a foto que aparece no computador quando coloco minha digital para liberar a entrada até hoje! À direita, um ano depois, no pós-treino.

Nos tempos de obesidade, atividade física para mim era impensável. Além de faltar disposição para SEQUER levantar o bumbum do sofá, qualquer esforço físico era extremamente difícil. Amarrar um tênis, afivelar a sandália ou dar uma volta no quarteirão com os meus cachorros eram tarefas hercúleas do alto dos meus 151kg. Começar não foi tão difícil. O difícil mesmo foi COMPROMETER-ME.

A fisioterapeuta da equipe do meu cirurgião bariátrico determinou: atividade física 5x na semana. Pode parecer demais, mas minha definição de atividade física era diferente da dela. Ficamos combinadas de fazer natação 3x na semana e nas outras 2x eu tinha que dar a volta em um quarteirão. Na verdade, o que ela quis dizer é que eu precisava mesmo era começar a me mexer.

Matriculei-me em uma academia próxima a minha casa e comecei a fazer natação na parte da manhã. Era uma luta acordar para ir. Era uma luta tirar a roupa no friozinho da manhã pra entrar em uma piscina ‘levemente aquecida’. Eu enfrentei tudo. Tudo isso era muito ruim, mas a minha vontade de deixar de ser obesa era muito maior do que qualquer lado negativo que pudesse existir.

E foi sempre assim? Claro que não! Faltei muitas vezes. Menti pra mim mesma muitas vezes. Inventei desculpas pra mim mesma muitas vezes.

Eu me perguntava como que algumas pessoas que eu tinha como modelo a ser seguido tinham conseguido mudar tanto os hábitos. Eu pensava que as mudanças tinham acontecido do dia para a noite, que essas pessoas dormiram sedentárias e acordaram atléticas. Na verdade, gostaríamos que fosse assim, não?

A realidade é bem diferente. Haverá preguiça. Haverá recaídas. Haverá desculpas. Nos resta apenas sermos mais fortes que isso. Entendermos que podemos errar hoje e corrigir o erro amanhã.

Não vai nem à padaria a pé? Andou faltando academia? Que tal começar ou retomar tudo hoje?

Deixe um comentário

