Desmitificando a Bariátrica – Se eu fizer a cirurgia bariátrica, terei que tomar remédios pro resto da vida?

remédios pro resto da vida?

Existem vários tipos de cirurgia bariátrica. Alguns deles, como ao qual me submeti, envolvem desvio e/ou encurtamento do intestino. Devido a isso, diminui-se a absorção dos nutrientes via oral. Traduzindo: você pode até se alimentar direitinho, dar ao seu corpo todos os nutrientes necessários de acordo com idade e gênero que ele não será devidamente nutrido. Será necessário complementar através do uso de complexos vitamínicos.

Além disso, de tempos em tempos, precisamos suplementar ferro pela veia e vitamina B12 através de uma injeção.

Muitos de nós acabam não tomando esse cuidado diário, o que pode levar a problemas mais sérios.

Tomar vitaminas pro resto da vida é o mesmo que tomar remédio pro resto da vida?

O que é melhor pra você, a Denise da direita ou da esquerda. PARA MIM não resta dúvida. E para você?

3 comentários sobre “Desmitificando a Bariátrica – Se eu fizer a cirurgia bariátrica, terei que tomar remédios pro resto da vida?

  1. Denise, boa tarde.
    Tenho amigas que fizeram a bariatrica o que me deu mais força para então tomar a decisão.
    Fiz, no dia 04/08 a minha tão sonhada cirurgia bariatrica, entrando hoje no meu quinto dia.
    Ao contrário de tudo o que li e pesquisei, ao contrário do que eu realmente sou, por qualquer razão tenho sentido dores, e não acho que isso seja normal.
    Tirando a dor que posso dosar com os remédios, sinto tanta falta de mastigar algo, não necessariamente de engolir, apenas mastigar.
    Não sinto nenhuma fome, mas sinto fraqueza por falta dos alimentos que não ingerimos.
    Minha barriga está gigante, estou me sentindo gravida de gêmeos e já no fim da gravides.
    É normal sentir essa fraqueza? É normal o inchaço? Quanto tempo normalmente ficamos inchados? Com exceção da alimentação, quando a nossa vida volta ao normal?
    Muito obrigada.
    Cristiane

    Curtir

    1. Olá Cristiane, boa tarde!

      Bem-vinda ao mundo gastro!

      Respondendo suas dúvidas: o meu pós-operatório foi tranquilo, não senti dor alguma, inchaço, fraqueza ou até mesmo essa vontade de mastigar, mas posso te ajudar. Quanto às dores e o inchaço, eu recomendo que você entre em contato com a sua equipe médica, principalmente pelo fato de sua cirurgia ser tão recente. Nem sempre conseguimos falar com o cirurgião, mas a enfermeira da minha equipe sempre foi muito solícita e sempre me atendia quando ligava com esse tipo de dúvida. Havia casos em que ela inclusive ensinava como conviver melhor com o problema. Então, antes de mais nada, entre em contato com eles! Pode não ser nada, mas é sempre bom prevenir!

      A fraqueza é muito normal. Minha nutricionista sempre dizia que antes de atividades como banho ou a caminhada que devemos fazer no pós-operatório eu deveria tomar um copinho de algo substancial, como sopa ou suco. Eu fazia meus sucos no juicer, então eram bem concentrados de nutrientes. Não sei se por isso, mas não tive fraqueza. A vontade de mastigar é muito relatada e costuma ser driblada comendo gelo. Eu acho cedo pra você fazer isso, com 4 dias seu estômago ainda está muito judiado, eu não faria isso ainda, com medo de acabar engolindo um pedaço de gelo grande demais, mas como você vai conversar com a sua equipe sobre as dores e o inchaço, aproveita e pergunta se você pode comer gelo, tá?

      Mantenha-me informada sobre sua saúde, tá?
      :*

      Curtir

Deixe um comentário

