Cirurgia Bariátrica: queda de cabelo no pós-operatório

Se há algo que mexe com a nossa vaidade, em especial das mulheres, é o cabelo, né? Sempre que queremos nos sentir melhores, vamos ao salão de beleza e logo fazemos um corte diferente, mudamos a cor, alisamos ou enrolamos as madeixas. E como fica a saúde dos nossos cabelos depois da cirurgia bariátrica?

 
Primeiramente existe um momento crítico. Por volta de 3 a 4 meses de pós-operatório ocorre uma queda massiva. Unem-se os efeitos da anestesia ao corte dramático na ingestão de calorias diárias e à baixa absorção que alguns métodos de cirurgia bariátrica ocasionam e é infalível: queda de cabelo na certa.
 
Comigo não foi diferente. Meus cabelos caíram demais nessa época. O dia que mais me desesperei foi quando fui ao salão de beleza escovar meus cabelos e eles caíram tanto com a escovação que a pessoa que cuidava da limpeza do salão pensou que eu havia feito um corte.
 
Fui à dermatologista que indicou um tratamento. O difícil dessa situação é que os tratamentos contra queda de cabelo demoram meses para fazer efeito e nós, ansiosas, queremos que a queda pare na hora.
 
O que fazer, então?
 
Pessoalmente, acredito que devemos cuidar da saúde capilar antes mesmo da cirurgia. Isso não impedirá que a queda ocorra, mas pode amenizar o efeito. Hábitos que costumamos ter como a escovação excessiva e o uso de químicas fortes nos cabelos também causam queda. É interessante dar o mínimo de motivos para nossos queridos cabelinhos fujam das nossas cabeças, né?
 
Costumo ouvir muito que não tenho cabelo de quem fez cirurgia bariátrica, isso porque meus cabelos são bem saudáveis. Atribuo isso ao fato de não estar fazendo uso de qualquer química, mas estou sempre atenta! A anemia por deficiência em ferro e vitamina B12 é bem comum nos gastroplastizados e a queda de cabelo os acompanha bem de perto. Manter os exames de sangue atualizados pode salvar seus cabelos!
 
E você? Como estão os SEUS cabelos?
 
90 dias após a cirurgia. Já dava pra ver na região da frente da minha cabeça a falha ocasionada pela queda de cabelo.
90 dias após a cirurgia. Já dava pra ver na região da frente da minha cabeça a falha ocasionada pela queda de cabelo.
Com 1 ano e 8 meses de operada, os cabelinhos novos nascendo.
Com 1 ano e 8 meses de operada, os cabelinhos novos nascendo.

8 comentários em “Cirurgia Bariátrica: queda de cabelo no pós-operatório

  1. Os meus caíram literalmente 90% apesar das vitaminas estarem no nível correto, acredito que então pode tbm além da falta de absorção de alguns alimentos tem o fator psicológico, isso no meu caso com certeza contribuiu e vem contribuindo ainda com essa queda. . Hj tenho que usar apliques justamente por causa da vaidade. . Para que não se torne maior ainda a depressão em tbm estar perdendo o resto do cabelo.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Ju, bom dia!

      O fator emocional com certeza tem uma participação significativa na queda de cabelos, por isso é tão importante continuar com o tratamento psicológico. A obesidade está diretamente associada a problemas psicológicos.

      Você já tentou usar Minoxidil ou Aloxidil?

      Beijos!

      Curtir

  2. Estou indo para o oitavo mês e agora estou percebendo uma leve redução na queda! Caiu demais do terceiro ao sétimo mês…só de passar o pente, caia tufos!

    Curtir

Deixe um comentário