Os eventos sociais e a dieta pós-bariátrica

Ando meio desleixada com meu plano alimentar. Como amanhã é dia de nutricionista, resolvi dar uma guinada e voltar a seguir direitinho. Eu andava deixando de levar meus lanchinhos saudáveis pra comprar umas quitandas cujo sabor não compensa o valor calórico próximo ao meu local de trabalho. Sabotagem total, né? Hoje não! Vim para o trabalho com uma sacolinha com duas frutas, uma barra de castanhas e um iogurte. Arrasando, né? Então… Não é que a recepcionista está fazendo aniversário hoje e tinha um bolo de coco me seduzindo? Como lidar com essas situações?

 
Em se tratando da dieta pós-cirúrgica, a mente deve estar bem preparada para essas situações. Os primeiros seis meses após a cirurgia são determinantes em vários aspectos. Primeiro que é a época em que se perde mais peso. Porque ingerir alimentos calóricos nessa fase? Deve-se tirar o maior proveito possível dessa condição. Outro motivo é o fato de o novo estômago ainda estar cicatrizando, tornando-se perigoso fazer a ingestão de certos alimentos. E aí? A solução é não participar de qualquer evento social que envolva comida durante seis meses?
 
Vou mudar de pergunta: depois que passar esse período de dieta extremamente restrita, você vai voltar a comer da mesma maneira que comia antes? As tentações estão aí a todo momento, desde a festinha da recepcionista no seu local de trabalho até aquela amiga que compra uma caixa de bombons pensando apenas em lhe agradar. Devemos aprender a conviver com essas tentações.
 
Quando completei 15 dias de operada, a empresa na qual trabalhava promoveu uma grande festa de final de ano. Aos 15 dias, a dieta ainda é totalmente líquida, com restrições de frutas ácidas e alimentos industrializados. Eu gostava muito da empresa e dos meus colegas e não queria perder a oportunidade de confraternizar com eles. O que eu fiz? Eu fui!!
 
Com 15 dias após a cirurgia bariátrica, na festa de natal da empresa. Comportadíssima! rsrsrs
Com 15 dias após a cirurgia bariátrica, na festa de natal da empresa. Comportadíssima! rsrsrs
 
Nada do que estava sendo servido estava permitido na minha dieta, a não ser água. A dieta ainda era de 15 em 15 minutos. Coloquei meu celular para despertar a cada 15 minutos e tomei água cada vez que ele despertava. O certo mesmo teria sido levar uma lancheirinha com sucos naturais de frutas, erro meu! No entanto, no limite do meu corpo, permaneci sentadinha conversando com meus colegas e tomando água. Socializei e não coloquei em risco a minha saúde.
 
Aos 31 dias de cirurgia eu fiz 29 anos. A dieta ainda era pastosa. Chamei apenas os amigos mais íntimos e os levei a um restaurante. Comprei um bolo, cantamos parabéns, servi a todos um pedaço de bolo e, enquanto todos se deliciavam com as gordices, tomei suco sem açúcar. Sempre achei o dia do meu aniversário uma data especial, não poderia deixar passar em branco, né?
 
Antes da comemoração com os amigos em um restaurante, recebi uma festa de aniversário surpresa em casa!!
Antes da comemoração com os amigos em um restaurante, recebi uma festa de aniversário surpresa em casa!!
 
Por muito tempo segui fazendo assim, afinal, a estatística não estava do meu lado. Acredita-se que a perda de peso com o método utilizado em mim, o bypass gástrico, seja de 40% a 50% do peso e que o emagrecimento permaneça entre 1 e 2 anos. Como eu pesava 151kg, na teoria, eu deveria pesar entre 90kg e 75kg. Quando operei, queria ficar pesando 70kg, então eu teria que fazer um esforço maior para ganhar da estatística, né? Quando com 1 ano de cirurgia eu já pesava os 70kg que queria, comecei a me permitir mais. Veja bem: apenas depois de chegar ao meu objetivo.
 
Hoje peso menos que 70kg e tenho um percentual de gordura corporal dentro do esperado de acordo com a minha idade e gênero, mesmo tendo excesso de pele que acaba por mascarar a bioimpedância com prejuízo pra mim.
 
A caminhada para esse sucesso foi árdua, me privando de muitas coisas que gostava de comer, mas hoje que já atingi meu objetivo não me privo mais, apenas compenso o excesso de calorias de um alimento reduzindo o consumo em uma outra refeição, preferencialmente no mesmo dia. Quando disse que ando desleixada na abertura desse texto, foi no sentido de não me preocupar muito com qualidade dos alimentos, me permitindo demais e deixando de comer os alimentos nutritivos. 
 
A palavra do dia de hoje foi RECOMEÇO. O que eu fiz então? Comi ou não o bolo de coco?
 
Comi. Um pedacinho bem pequeno. E comi parte do meu lanche nutritivo também. Numa próxima refeição cortarei mais algum alimento pra compensar. Posso fazer isso porque estou na manutenção, no período de perda eu raramente fazia isso, especialmente durante a semana. O que devemos evitar é que estas escapadas se tornem um hábito, como o que eu havia feito em relação aos lanchinhos da padaria.
 
Compartilhe suas experiências!

4 comentários sobre “Os eventos sociais e a dieta pós-bariátrica

  1. Lembro e tenho muito orgulho de seu esforço! Hoje é você quem me inspira! Quando lembro do peso que tenho que eliminar e nas barreiras, me lembro do quanto você eliminou e ficou com vergonha. Kkkkkk.

    Curtir

  2. Precisamos, desde que nos propomos a entrar em uma dieta, entender que comida é combustível, e não prazer. É difícil? Muito. Mas quando você passa a ter consciência das calorias vazias (sem valor nutritivo – salgadinhos tipo Ruffles, Doritos, torta alemã que é 90% composta por manteiga), você enxerga satisfação em comer coisas que, apesar de terem valor calórico alto, são altamente nutritivas e fazem bem para você. Como um pedaço bolo de banana feito com aveia e açúcar mascavo ou açúcar magro (preferencialmente feito pela Dona Graça)…mata a vontade e é bem mais valoroso do que comer um Sonho de valsa por exemplo. Adaptações conscientes por uma melhor qualidade de vida!

    Curtir

  3. Estou no pós operatório, em pleno período de festas assim como você!! Muita renúncia, força de vontade para conseguir suportar todas as tentações que aparecem nesses dias… Tenho fé que vou alcançar meu objetivo!

    Curtir

Deixe um comentário

