Receitas Saudáveis (ou nem tanto!) – Brigadeiro Light de Castanha do Pará

Todo mundo tem uma queda por este docinho brasileiro, não é mesmo? No entanto, o brigadeiro tradicional além de ser altamente calórico (uma lata de leite condensado tradicional possui em média 1.200kcal), não possui valor nutricional algum. Então, você me pergunta, devo abolir o brigadeiro da minha vida?

Bem, a palavra que eu mais gosto é equilíbrio. Caso você se limite a comer brigadeiro bem de vez em quando, não vejo necessidade de abolir, mas se você é daqueles que acha impossível comer um só, é melhor tomar cuidado! Eu mesma tenho muita dificuldade em comer um só, eu achava bem mais fácil quando eu tinha menos tempo de cirurgia bariátrica. Uma colher de sobremesa já era muito para mim. Eu achava tudo extremamente doce. Hoje já não é assim mais. Meu paladar está a cada dia se aproximando mais do que era antigamente. Devido a isso, o cuidado deve ser redobrado.

Quando completei 30 anos, fiz um churrasco para os amigos e familiares mais próximos. A festa teve direito a balões, bolo e brigadeiro. Como eu havia completado apenas 1 ano e 1 mês de cirurgia, resolvi fazer uns brigadeiros “light” para a festa. Comecei pelo leite condensado caseiro light, cuja receita segue abaixo:

aniversário brigadeiro light IMG_2704

Leite Condensado Caseiro Light

  • 1 xícara de chá de leite em pó desnatado
  • 1/2 xícara de chá de adoçante forno e fogão (eu usei Tal & Qual)
  • 1/2 xícara de chá de água fervente
  • 1 colher de café de margarina light

Junte todos os ingrediente e bata no liquidificador por 2 minutos. Aguarde esfriar e pronto!

Essa receita aprendi em um grupo do Facebook para pessoas que passaram por cirurgia bariátrica. A partir dela, criei meu brigadeiro. No meu aniversário a receita ficou diferente da que foi feita hoje. Tenho certeza que a diferença se deve à marca do chocolate em pó usado na receita. Infelizmente eu não me lembro a marca que usei naquele dia, pois achei que o brigadeiro do meu aniversário ficou com muito mais sabor de brigadeiro do que este que fiz hoje, no entanto, o doce de hoje também ficou delicioso:

Brigadeiro Light de Castanha do Pará

  • 1 receita de leite condensado light
  • 2 colheres de sopa de chocolate em pó solúvel 50% cacau
  • 1 colher de sobremesa de margarina light
  • 4 castanhas do Pará raladas

Coloque todos os ingredientes em uma panela em fogo baixo e mexa até obter uma consistência próxima à do brigadeiro. A consistência não será a mesma do brigadeiro tradicional. Na receita de hoje eu usei um fouet para mexer o brigadeiro, pois tinha visto em algum lugar da internet que ficava mais gostoso. Bom, como não se trata de um brigadeiro tradicional, não sei dizer se realmente tem diferença.

fouet-silicone-madeira-miniamo-1619032034201_zoom
Fouet

Não é bem uma receita saudável, mas bem mais baixa em valor calórico. Uma receita do leite condensado light tem em média 400kcal, contra as 1.200kcal do leite condensado tradicional. Já é um bom começo, né?

E aí? Vamos adoçar este domingo?

Deixe um comentário

