5 motivos para agradecer (e muito!) o cirurgião que inventou a cirurgia bariátrica:

IMG_3767

A cirurgia bariátrica já é realizada pelo Sistema Único de Saúde e é coberta pelos planos de saúde há muitos anos, mas ainda existe muita desinformação em relação à matéria. Algumas pessoas encaram o procedimento como meramente estético e ainda julgam mal as pessoas que optam por ele.

Não há dúvida que esteticamente falando a cirurgia bariátrica promove um bem-estar inegável, mas seria esse o objetivo principal de quem se submete a cirurgia, da mesma maneira que uma cirurgia plástica?

Imagino que para algumas pessoas a parte estética deva realmente ser mais importante, digo isso porque ainda surgem pessoas que não são obesas mórbidas e engordam propositalmente para se submeterem ao procedimento. No entanto, quem vivencia as dificuldades de um obeso mórbido JAMAIS engordaria propositalmente e JAMAIS julgaria o obeso mórbido que toma a decisão de fazer essa cirurgia.
image
A cirurgia bariátrica deve ser encarada como uma ferramenta para o controle da obesidade, e não a solução para todos os problemas. A mudança deve começar pelos hábitos, antes da mudança física. Com isso em mente, vamos aos motivos:

  1. Elevação da autoestima: quanto estamos muito acima do peso, não encontramos o que vestir, não somos notadas (positivamente, porque para reparar no quanto comemos sai gente de tudo quanto é lado), não gostamos do que vemos no espelho e isso nos leva a acreditar naquela vozinha interior que nos coloca para baixo e nos diz que não somos capazes. Com a perda de peso, nossos corpos começam a tomar uma forma mais “normal” e as pessoas começam a nos notar e começamos a gostar mais do que vemos no espelho. Às vezes ficamos um pouco sem-noção, é verdade, mas é uma delícia!
  2. Comprar a roupa que quisermos, na loja que quisermos: após a cirurgia bariátrica, comprar roupas deixa de ser um tormento e torna-se um prazer. Nunca esquecerei o dia em que comprei minha primeira peça de roupa em uma loja que não era moda plus size. No início chega a ser engraçado, pois, pelo hábito, vamos sempre nos tamanhos maiores da loja. Levamos algum tempo para nos acostumarmos com as novas medidas!
  3. Saciar-se com pequenas quantidades: A-D-O-R-O quando não resisto a um prato mais calórico e não consigo comer tudo! A nova realidade é essa: simplesmente não cabe uma porção inteira. Meus amigos e familiares já estão acostumados a fazer o pedido em restaurantes já contando com o que vai sobrar do meu prato!
  4. Melhoras na mobilidade: para um obeso mórbido, pequenas tarefas como tomar banho e amarrar os próprios sapatos são muito difíceis. Com a perda de peso, mesmo antes de perdermos todo o peso necessário, vamos voltando a conseguir caminhar mais e desenvolver tarefas comuns aos magros.
  5. Dar adeus às comorbidades: deixei por último, mas é o motivo mais importante. Livrar-se de problemas como diabetes, pressão alta e gordura no fígado traz mais saúde e qualidade de vida. Ao operarmos fazemos a troca de diversos medicamentos para as comorbidades por reposição de vitaminas. Troca justa, não?
Deixei algum motivo de fora? Comente!

4 comentários sobre “5 motivos para agradecer (e muito!) o cirurgião que inventou a cirurgia bariátrica:

  1. Assino embaixo! Esses dias vi em um grupo do face, que algumas pessoas estão engordando pra fazer a cirurgia e contando como vitória cada peso ganhado! Fiquei estarrecida com tamanha falta de responsabilidade, porque a cirurgia não e fácil, o pos-operatório e horrível (pelo menos comigo foi).
    No entanto, é inegável que fiz também pela estética, mas já estava doente, pre diabética, esteastose hepática, pressão alta…e ainda a pre disposição genética! Perdi minha mãe há 3 anos para a obesidade e não queria esse fim também! Escolhi uma boa e recomendada equipe e corri atrás…não foi fácil, mas vale muito a pena!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Também fiz a cirurgia bariátrica e concordo plenamente com o seu depoimento..
    Não foi fácil, fiz pela saúde a estética veio depois com o tempo, hj vejo o quanto valeu cada dificuldade que passei….

    Curtido por 1 pessoa

  3. Olá meninas, estarei operando em breve….estou mega anciosa, tive medo pela minha vida sim!
    Mas para aqueles que creem em Deus o medo não existe, estas foram as palavras que ouvi de um médico da empresa onde trabalho durante o exame periódico, pois irei operar nas minhas férias. Família, amigos, colegas de trabalho….nem todos me apoiavam de começo mas graças a Deus todos aprenderam a respeitar minha decisão e com o tempo passaram a respeitar minha decisão de melhorar de vida.
    Serei eternamente gorda, estarei apenas em uma nova condição da qual pretendo manter a custo de muita determinação e esforço!
    Tenho consciência de que não será nada fácil, mas tenho muita fé em Deus que tudo ocorrerá debaixo das bênçãos dele.
    Acho louvável viver tomando vitaminas, a remédios para controle de pressão, estou com pré-diabetes, problemas no joelho e tornozelo esquerdo devido ao peso, ninguém fora da realidade de obeso compreende o que dizemos. Só quando se sente e passa é q dão o devido respeito e valor. Coração a mil, cabeça cheia de coisas mas td pronto, td preparado por Deus com muito carinho e amor.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s