5 Curiosidades dos Gastroplastizados Respondidas por uma Nutricionista

pamella dinizIMG_8265

1. Qual a importância das dietas restritivas do pós-operatório? Porque algumas nutricionistas liberam industrializados logo no início e outras não?

As dietas restritivas no pós operatório ajudam o paciente a compreender um pouco de como será a sua nova rotina após a cirurgia bariátrica, visto que a grande maioria baseia-se em restrição de quantidade primeiramente e não na qualidade do alimento, trabalhando com o paciente o fato de que ele terá um novo estômago e que este possuirá um tamanho menor, que não comportará o que usualmente ele está habituado a ingerir, essa fase de adaptação é muito importante, pois minimiza posteriores dificuldades e complicações no pós operatório.

O uso de industrializados no pós operatório é comum, principalmente de bebidas isotônicas, mas geralmente algumas nutricionistas não indicam o uso de outros tipos de produtos industrializados pois aproveitam essa fase para tentar inserir novos hábitos alimentares no paciente, hábitos esses que começaram a ser implantados no pré operatório, mas isso é uma conduta muito individual de cada equipe e de cada nutricionista em particular, não existe uma contra indicação expressa de industrializados para o recém gastroplastizado, existe essa contra indicação para qualquer indivíduo que deseja otimizar sua alimentação.

2. Porque se torna difícil comer alimentos secos, carne e verduras cruas? 

Depois da cirurgia todos os alimentos devem ser mastigados muito bem antes de serem deglutidos, alimentos crus e principalmente carne são as maiores dificuldades para os pacientes, pois a recomendação é escolher: você bebe ou come, torna-se incompatível fazer os dois ao mesmo tempo; dependendo do tipo de cirurgia realizada é colocado um anel para que os alimentos retardem o processo de digestão, com isso a sensação de plenitude gástrica ocorre precocemente, a orientação é comer devagar, mastigar muito bem, e sempre optar por consumir os alimentos com maior oferta de nutrientes possíveis. Optar por preparações não muito secas também pode ser uma saídas para aqueles que possuem uma dificuldade maior, por exemplo, passar uma geleia sem adição de açúcar na torrada, ou optar por uma misturar a salada ao arroz e feijão com caldo, carnes com molho natural também podem ser uma saída.

3. A cirurgia bariátrica deixa as pessoas mais propensas a perder massa muscular? Isso pode levar à artrose?

Com a cirurgia existe uma grande e rápida perda de peso, onde perde-se gordura, mas também muita massa muscular, não apenas na cirurgia de redução de estômago, mas em geral dietas que levam o paciente a perder peso muito rapidamente geralmente estão próximas a condições catabólicas, nome designado para informar a perda de massa muscular e essa perda rápida não é ainda um fator conhecido para artrose, porém sabe-se que a obesidade é um fator de risco para o desenvolvimento desta doença.

4. Quando podemos voltar a comer normal, em pedaços? Porque?

Cada equipe de cirurgia bariátrica tem o seu protocolo particular, geralmente o paciente volta a comer alimentos em pedaços entre o vigésimo quinto dia de cirurgia e trigésimo, pois, mesmo com todo o treino de mastigação o alimento em pedaço necessita que o trato gastrointestinal trabalhe mais digeri-lo e nesta fase o estômago do paciente ainda está em processo de cicatrizarão e não pode-se exigir muito dele para que não ocorra complicações.

5. Quando podemos voltar a ingerir bebidas como café e chimarrão? Porque?

Inicialmente bebidas que são irritantes da mucosa gástrica devem ser evitadas pelo fato do estômago estar em processo de cicatrização, mas tardiamente não existe indicação expressa para que essas bebidas sejam suspensas do cardápio do paciente se ele não apresentar patologias como gastrite ou refluxo, porém, trata-se sempre de condutas individuais de cada profissional.
A nutricionista Pamella Diniz atende na clínica Fisiolife. O telefone para agendamento é (62) 8473-0474.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s